O Curso de Pedagogia da FAESF, sob a coordenação do Prof. Mestrando Gilberto Sousa Lima, realizou neste dia 21 de novembro, a vigésima edição do Seminário Multidisciplinar. O evento teve como tema PEDAGOGIA INOV-ATIVA: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa. O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, tem como objetivo fundamental, a formação de profissionais capazes de atuar com excelência na Docência na Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Gestão Educacional e em espaços não escolares, em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos – profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, visando a atender às demandas da sociedade local e regional.
Frente a isso, o curso de Pedagogia da FAESF, se consolida na instituição como capaz de contribuir para o desenvolvimento da região de Pedreiras\MA e demais cidades circunvizinhas, objetivando a formação de mais profissionais competentes no mercado de trabalho. Nesse contexto, o Curso parte do princípio de que o homem é primeiramente um agente de transformações, global, flexível, criativo, construtivo, responsável, solidário, em relação a si mesmo e aos outros e ao seu universo. A educação institui condições para que todas as pessoas desenvolvam suas habilidades e aprendam os conteúdos necessários à construção dos instrumentos de compreensão da realidade e a participação em relações sociais amplas e diversificadas – fundamentos imprescindíveis para o exercício da cidadania e a formação integral do ser. O trabalho do educador, por implicar dimensões epistemológicas, cognitivas, afetivas, políticas, culturais e sociais, entre outras, e por constituir-se ao mesmo tempo em ato de instrução/informação e de formação envolvendo sujeitos, afeta o projeto de vida do sujeito da aprendizagem e por isso remete à socialização/emancipação humana (NÓBREGA THERRIEN,2004).
Nesse contexto, atualmente o uso de práticas interdisciplinares são cada vez mais necessárias no contexto educacional. Assim o Seminário de multidisciplinaridade com temática Promover formação teórico-prática que contemple conhecimentos necessários à prática docente em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos no campo da gestão educacional com vistas à atuação, elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de projetos e programas educacionais; Integrar ensino, pesquisa e extensão como eixos formativos essenciais para a produção e difusão de conhecimentos no campo educacional; Promover o conhecimento das políticas nacionais e internacionais, bem como discussões teóricas com vistas à educação inclusiva, a diversidade e a cidadania; Garantir uma formação teórica que lhes permita uma pratica coerente e competente. PEDAGOGIA INOV-ATIVA: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa surgiu como uma nova roupagem para o maior evento de exposições de produções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Francisco –FAESF. Sendo assim, com o anseio de valorizar e garantir maior visibilidade propusemos aos docentes e discentes que unifiquemos as disciplinar por períodos e na exposição apresentaremos stands, sendo um para cada abordagem das disciplinas.
A coordenação do projeto será realizada pelo Professor Gilberto Sousa Silva, sendo que cada período do curso teve um professor responsável pela divisão, organização e condução dos trabalhos. “Torna-se imprescindível que o acadêmico, durante sua formação, além da compreensão teórica, desenvolva atividades práticas que englobem o conteúdo programático das diversas disciplinas do módulo, permitindo dessa forma uma perfeita sinergia”, afirmou o Coordenador.
O evento foi mais uma grande oportunidade para os acadêmicos fazerem a aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos nas disciplinas durante todo o semestre de 2022.2. O Seminário possui caráter multidisciplinar, em função disto também foram abordados vários conteúdos específicos das disciplinas, com demonstração da aplicação prática de cada um deles através de ações teórico-metodológicas que são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem.
Dentre inúmeras razões é notável que a formação do profissional de Pedagogia deve atender as atuais exigências da sociedade, de forma a viabilizar a formação de profissionais aptos a desenvolverem atividades de pesquisa, assumindo uma postura crítica, reflexiva e mostrando-se capaz de construir um conhecimento teórico articulado com as vivências do cotidiano educacional e escolar que lhe garanta o domínio das competências e habilidades necessárias ao exercício das funções inerentes a sua formação. Não obstante é necessário lembrar que o Seminário Multidisciplinar constitui-se como um projeto fundamental para exercício da articulação entre teoria e prática, visto que expõe em sua realização os resultados dos trabalhos, pesquisas, vivencias e experiências desenvolvidas durante o semestre, por meio do contato direto com as disciplinas ministradas.
É mister salientar que o Seminário também irá prepara os acadêmicos e os instigar a utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos através de sua construção e exposição. Sendo assim, essencial para formação do perfil de profissional ao qual a Faculdade de Educação São Francisco-FAESF deseja formar.
Fonte: Comercial e Marketing FAESF-MA 2022.