GRAPE – Grupo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante

Prestar atendimento psicológico, psicopedagógico e pedagógico aos discentes da FAESF em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal, possibilitando o acesso e a continuidade aos estudos e demais atividades desenvolvidas na Instituição.

____________________________________________________________________________________________

O GRAPE é um espaço de apoio, interação e discussão permanente, oferecido aos acadêmicos da Instituição, e oportuniza a todos os participarem de ações e atendimentos preventivos nas áreas psicopedagógica, pedagógica e psicológica, promovendo acesso, integração e a permanência do acadêmico na Instituição, por meio de um conjunto de atividades, que sirvam de apoio a todos os alunos na prevenção e ou redução de danos, dos problemas surgidos na relação cotidiana do viver acadêmico. Essas atividades envolvem quando necessário o corpo docente, coordenadores, diretores e pessoal administrativo.

Regulamento GRAPE

PARA QUEM OS ATENDIMENTOS SÃO DIRECIONADOS?
– Coordenação de Cursos;
– Corpo Docente;
– Corpo Técnico-administrativo;
– Corpo Discente;
– A Pessoa com deficiência (PCD);
– Discentes que apresentam outros Transtornos Funcionais Específicos;

SERVIÇOS PRESTADOS AO CORPO DISCENTE:

I Atendimento Psicológico
O Atendimento Psicológico tem por finalidade orientar e tornar o processo de aprendizagem efetivo e significativo, acolhendo a comunidade acadêmica em relação às dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais e comportamentais.

II Atendimento Psicopedagógico
O Atendimento Psicopedagógico é direcionado às demandas referentes às Dificuldades de Aprendizagem do discente, com a finalidade de estimular os protagonistas do processo acadêmico ao aprendizado e a aquisição de competências e habilidades relacionadas às mais diversas áreas, a fim de que o conhecimento adquirido seja aplicado no dia-a-dia como ferramenta em benefício do desenvolvimento acadêmico, bem como para o bom convívio social.

ATENDIMENTO AOS CORPOS DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
Para os corpos docente e técnico-administrativo, a demanda de atendimento poderá ser manifestada das seguintes formas: pelo próprio funcionário junto ao GRAPE; pela coordenação de curso ou direção acadêmica, no caso do corpo docente; e pelo setor de Recursos Humanos, no caso dos técnicos-administrativos.

COMPOSIÇÃO DO GRAPE
Grupo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante é composto pelos seguintes profissionais:
I – Coordenador do GRAPE;
II – Psicólogo;
III – Pedagogo com especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica.

ATUAÇÃO DO GRAPE
O GRAPE atuará de forma organizada e científica, tendo em vista o atendimento ao critério de prioridade, com base em campos de estudos específicos e considerando a formação do profissional, dados os seguintes encaminhamentos:
I – atendimento individual, de caráter diagnóstico e orientação acadêmica e/ou profissional;
II – atendimento em grupos de apoio, visando ao desenvolvimento de aspectos afetivo-emocionais e psicossociais que incidam sobre o processo de aprendizagem;
III – encaminhamento para acompanhamento pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, caso necessário.

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:

Segunda-feira:
Psicológico: 15h00 às 18h30
Psicopedagógico: 18h00 às 21h00

Quinta-feira:
Psicológico: 15h00 às 18h30
Pedagógico: 18h00 às 21h00

Profissional: Professora Conceição Cunha.
Local: FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO- FAESF
Rua Abílio Morteiro, 1736 – Engenho – Pedreiras-MA
Contato: (99) 3626-5400 – (99) 98452-4421

Ficha para Atendimento