Na noite de sexta-feira, 6 de outubro, ocorreu um tribunal de ética envolvendo um caso jurídico fictício de eutanásia realizado por uma equipe médica, com duas fisioterapeutas representadas por alunos do curso de fisioterapia da Faculdade de Educação São Francisco-FAESF, esse trabalho faz parte da disciplina “Homem, sociedade e ética” do 2° período de fisioterapia, ministrada pela professora Saile Azevedo da Cruz.
O júri foi composto por 9 jurados, 3 filhos da vítima, 2 fisioterapeutas, 1 testemunha e 1 juíza. Houve também uma equipe de defesa e uma equipe de acusação.
Durante a audiência, os filhos e a junta médica foram considerados culpados, pois violaram o direito à vida da paciente. O júri entendeu que a vítima estava debilitada e, mesmo com uma carta expressando a vontade de interromper a vida, ela não possuía discernimento devido à sua condição de saúde, incluindo a presença de depressão.
O júri considerou que a decisão dos filhos foi precipitada, uma vez que a junta médica afirmou que a paciente ainda tinha aproximadamente 3 anos de vida. Foi levado em consideração o fato de que a paciente poderia ter sido submetida a tratamentos e cuidados paliativos para melhorar sua qualidade de vida durante esse período.
Com base nessas considerações, os réus foram condenados a 20 anos de prisão em regime fechado por violarem o direito à vida da paciente, sendo considerado um crime de eutanásia ilegal. A sentença aplicada pelo júri reflete a importância de respeitar a vida e a necessidade de garantir que decisões tão complexas sejam tomadas de forma ética e legalmente adequada.
Debates como esse, realizado pelos alunos do curso de fisioterapia da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF), servem como base de conhecimento educacional. Eles proporcionam aos estudantes a oportunidade de analisar questões éticas complexas e desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Ao participar de um caso fictício de tribunal de ética, como o ocorrido na FAESF, os alunos são desafiados a considerar diferentes perspectivas, examinar evidências, apresentar argumentos convincentes e tomar decisões fundamentadas. Essa experiência prática contribui para a formação de profissionais mais conscientes, éticos e responsáveis, preparados para lidar com dilemas éticos da vida real em suas carreiras como fisioterapeutas.
A FAESF, reconhecida por seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação ética de seus alunos, valoriza a realização de debates e discussões que estimulem a reflexão crítica e a consciência ética. Essa abordagem educacional ajuda a preparar os futuros profissionais para enfrentarem desafios éticos em sua prática profissional, sempre buscando o bem-estar dos pacientes e a promoção da ética na área da fisioterapia.
Portanto, os debates como esse realizado na FAESF não apenas ampliam o conhecimento dos alunos sobre questões éticas e legais, mas também os capacitam a lidar com situações desafiadoras de forma ética, ponderada e informada, contribuindo para a formação de profissionais competentes e éticos na área da fisioterapia.