1. Foco e escopo

A Revista REBAI – Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares é uma publicação científica que apresenta periodicidade semestral, lançada em 2016 e de responsabilidade da FAESF – Faculdade de Educação São Francisco.

O título abreviado é Rev. Bras. Assun. Interdisc., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

  1. Objetivos
  • Disseminar conhecimento relevante nas áreas de pesquisa;
  • Instigar e provocar reflexões sobre temas de relevância para as diversas áreas, comunidade acadêmica e sociedade; e
  • Ter reconhecimento nacional e internacional como veículo de comunicação de pesquisas.
  1. Missão

A divulgação de produção científica inédita e relevante às diversas áreas de pesquisa, produzida por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do Brasil, selecionada exclusivamente com base em qualidade e efetiva contribuição para o desenvolvimento do conhecimento científico nesses campos.

  1. Público-alvo

O público-alvo é constituído principalmente por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das diversas áreas de pesquisa, bem como interessados nas temáticas propostas pela revista, por serem esses de relevantes interesses sociais que podem vir a contribuir para melhorias em importantes setores da sociedade.

  1. Políticas de seção

Artigos Originais – refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa. Devem seguir a forma usual de apresentação, contendo as seções Introdução, Parte Experimental, Resultados e DiscussãoConclusão e Referências, de acordo com as peculiaridades de cada trabalho.

  • Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, e outros elementos.
  • Devem conter até 3.500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de tabelas e figuras: 5.
  • Número máximo recomendado de referências: 30.
  • Resumos no formato estruturado com até 250 palavras.

Artigos sobre Educação – trabalhos de pesquisas relacionadas ao ensino de graduação nas diversas áreas da ciência e divulgação de experiências inovadoras no ensino de graduação e pós-graduação. Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais.

  • Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, e outros elementos.
  • Devem conter até 3.500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de tabelas e figuras: 5.
  • Número máximo recomendado de referências: 30.
  • Resumos no formato estruturado com até 250 palavras.

Artigos de Revisão – destinados à apresentação do progresso em uma área específica da Ciência, com o objetivo de dar uma visão crítica do estado da arte do ponto de vista do especialista altamente qualificado e experiente. Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais.

Revisão Narrativa – não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura. Não aplica estratégias de busca sofisticadas e exaustivas. A seleção dos estudos e a interpretação das informações podem estar sujeitas à subjetividade dos autores. É adequada para a fundamentação teórica de artigos, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de cursos.

Revisão Sistemática – é um tipo de investigação científica. São considerados estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura. Testam hipóteses e têm como objetivo levantar, reunir, avaliar criticamente a metodologia da pesquisa e sintetizar os resultados de diversos estudos primários. Utiliza métodos sistemáticos e explícitos para recuperar, selecionar e avaliar os resultados de estudos relevantes. Reúne e sistematiza os dados dos estudos primários.

Revisão Integrativa – revisa de forma rigorosa e combina estudos com diversas metodologias, por exemplo, delineamento experimental e não experimental, e integra os resultados. Permite a combinação de dados da literatura empírica e teórica que podem ser direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tópico. A combinação de pesquisas com diferentes métodos combinados na revisão integrativa amplia as possibilidades de análise da literatura.

  • Deverão ter no máximo 40 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, e outros elementos.
  • Devem conter até 4.000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de tabelas e figuras: 5.
  • Número máximo de referências: ilimitado.
  • Resumos no formato estruturado com até 250 palavras, ou narrativo com até 150 palavras.

Relato de Caso ou Experiência – é a descrição das experiências vividas em determinada área de atuação, por determinado profissional. Normalmente feito em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais.

  • Deverão ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, e outros elementos.
  • Devem conter até 3.500 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de tabelas e figuras: 5.
  • Número máximo recomendado de referências: 30.
  • Resumos no formato estruturado com até 250 palavras.

Nota Técnica – trabalhos de comunicação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos no laboratório de origem do autor do manuscrito. Devem seguir a forma usual de apresentação, contendo as seções IntroduçãoParte Experimental, Resultados e DiscussãoConclusão e Referências, de acordo com as peculiaridades de cada trabalho.

  • Deverão ter no máximo 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, esquemas, e outros elementos.
  • Devem conter até 3.000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências).
  • Número máximo de tabelas e figuras: 5.
  • Número máximo recomendado de referências: 30.
  • Resumos no formato estruturado com até 250 palavras.
  1. Preparo do manuscrito

Estrutura do texto:

  • Título nesta sequência: inglês, português e espanhol.
  • Os autores do artigo (devem ser colocados nesta sequência: nome, ORCID, instituição, e-mail). NOTA: O número ORCID é individual para cada autor, sendo necessário para registro no DOI, e em caso de erro não é possível efetuar o registro no DOI).
  • Resumo e Palavras-chave nesta sequência: Português, Inglês e Espanhol (o resumo deve conter o objetivo do artigo, metodologia, resultados e conclusão do estudo. Deve ter entre 150 e 250 palavras);
  • Corpo do texto (deve conter as seções: 1. Introdução, em que há contexto, problema estudado e objetivo do artigo; 2. Metodologia utilizada no estudo, bem como autores que sustentam a metodologia; 3. Resultados (ou alternativamente, 3. Resultados e Discussão, renumerando os demais subitens), 4. Discussão e, 5. Considerações finais ou Conclusão);
  • Referências: (Autores, o artigo deve ter no mínimo 20 referências tão atuais quanto possível. Tanto a citação no texto quanto o item de Referências, utilizar o estilo de formatação da ABNT, NBR 6023 (2018).

Disposição:

  • Formato Word (.doc);
  • Escrito em espaço de 1,5 cm, usando fonte Times New Roman 12, em formato A4 e as margens do texto devem ser superior e esquerda (3 cm), direita e inferior (2 cm);
  • Os recuos são feitos na régua do editor de texto (não pela tecla TAB);
  • Os artigos científicos devem ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 25 páginas, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas.

Figuras:

A utilização de imagens, tabelas e ilustrações deve seguir o bom senso e, preferencialmente, a ética e axiologia da comunidade científica que discute os temas do manuscrito. Nota: o tamanho máximo do arquivo a ser enviado é de 10 MB (10 mega).

Figuras, tabelas, quadros etc. (devem ter sua chamada no texto antes de serem inseridas. Após sua inserção, a fonte (de onde vem a figura ou tabela...) e um parágrafo de comentário para dizer o que o leitor deve observar é importante neste recurso. As figuras, tabelas e gráficos ... devem ser numerados em ordem crescente, os títulos das tabelas, figuras ou gráficos devem ser colocados na parte superior e as fontes na parte inferior.

Autoria:

O arquivo word enviado no momento da submissão NÃO deve conter os nomes dos autores.

Todos os autores precisam ser incluídos apenas no sistema da revista e na versão final do artigo (após análise dos revisores da revista). Os autores devem ser cadastrados apenas nos metadados e na versão final do artigo por ordem de importância e contribuição para a construção do texto. NOTA: Os autores escrevem os nomes dos autores na grafia correta e sem abreviaturas no início e no final do artigo e também no sistema da revista.

O artigo deve ter no máximo 10 autores. Para casos excepcionais, é necessária a consulta prévia à Equipe da Revista.

Comitê de Ética e Pesquisa:

Pesquisas envolvendo seres humanos devem ser aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

  1. Declaração de ética e boas práticas em publicação

A Revista REBAI – Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares, ISSN 2526-2572, possui arbitragem científica, cujo objetivo é garantir padrões éticos. Buscamos a concordância dos envolvidos no processo editorial, que são os Editores, Conselho Editorial, Avaliadores “Ad hoc” e Autores em relação às boas práticas e comportamento ético. Para isso, nossa referência é o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comitê de Ética em Publicação (COPE) que eles exigem:

Editores:

  • Assegure a manutenção das boas práticas editoriais.
  • Analise os artigos submetidos e aprove aqueles que estão no escopo da Revista REBAI para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático da revista, as diretrizes para publicação e aspectos legais quanto à difamação, violação de direitos autorais e plágio.
  • Garanta a proteção da identidade dos autores e revisores envolvidos no processo de arbitragem.
  • Proteja a propriedade intelectual e os direitos autorais.
  • Garanta um processo de arbitragem de artigos anônimos (no nosso caso: revisão por pares duplo-cego da maneira mais justa e imparcial possível, garantindo que as informações permaneçam confidenciais.
  • Oriente Editores, Autores e Avaliadores Convidados sobre o fluxo editorial e o processo de revisão por pares, que envolve o atendimento às diretrizes da revista, submissão, avaliação e encaminhamentos.
  • Faça uma seleção adequada de avaliadores.
  • Organize a lista de avaliadores e mantenha seus dados atualizados.
  • Garanta que materiais inéditos em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem o consentimento dos autores.
  • Responda a perguntas relacionadas a um artigo publicado, quanto à possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE.
  • Publique, quando necessário, correções, esclarecimentos, retratações e desculpas.
  • Assegure a autonomia das decisões editoriais.

Editores Convidados:

  • Selecione e defina o tema e a abrangência do número especial, bem como o cronograma de submissão e fluxo editorial.
  • Prepare a apresentação do número especial.
  • Instrua os autores em relação ao desenho da edição e seu fluxo editorial.
  • Confira, analise os artigos submetidos e aprove aqueles que se enquadram no escopo do fascículo a ser tramitado no fluxo editorial, tomando como referência a concepção, as normas de publicação e os aspectos legais quanto à difamação, violação de direitos autorais e plágio.
  • Para garantir, em colaboração com os Editores, uma escolha adequada de revisores para os artigos

Avaliadores, Revisores ou Pareceres “Ad Hoc”:

  • Informe os Editores da sua disponibilidade para avaliar um artigo.
  • Recuse um convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação de acordo com o tema abordado; a identificação dos aspectos que levam ao reconhecimento da autoria; e/ou se houver conflito de interesses.
  • Trate os manuscritos como documentos confidenciais, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo a confidencialidade das informações e comprometendo-se a não utilizar informações privilegiadas em benefício próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
  • Elabore o parecer com base nas boas práticas editoriais no que diz respeito à ética, impessoalidade e respeito aos direitos humanos.
  • Informe os Editores de qualquer identificação de violação de boas práticas, direitos dos autores e/ou práticas de plágio.

Autores:

  • É obrigação dos autores conhecer o foco, escopo e desenho da Revista REBAI – Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares, bem como as diretrizes para submissão.
  • Garantir que o artigo submetido seja original e, quando se trata de ampliar o trabalho publicado nos anais de um evento científico, garantir uma abordagem consistente e uma análise significativa.
  • Elaborar o artigo com base em boas práticas: em pesquisa e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando dados de forma coerente e apresentando contribuições para o campo multidisciplinar.
  • É obrigação dos autores não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
  • Atente-se às normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual está vinculada a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar de envolvimento de seres humanos.
  • Garantir que não haja expressões ou inserções que constituam plágio, bem como dar crédito citando fontes de trechos de outras produções.
  • Garantir que o artigo não tenha sido publicado em outro periódico e quando se trata de traduzir uma publicação internacional, esta informação deve constar na primeira página do mesmo.
  • Manter comunicação com os Editores, inclusive informando a necessidade de correção de algumas informações no artigo publicado.
  • É obrigação dos autores atribuir autoria apenas àqueles que contribuíram significativamente para a concepção ou desenvolvimento do artigo
  1. Processo de revisão por pares

A avaliação é realizada por pares e cegamente pelo método Double Blind Review, onde cada manuscrito é avaliado por dois revisores que integram o Conselho Editorial e por avaliadores “ad hoc” nacionais e estrangeiros, selecionados por especialidade ou afinidade pelo conteúdo temático do manuscrito em consideração. 

Os avaliadores nacionais fazem parte da academia de diversas universidades brasileiras e de outros países.

Após a submissão, o manuscrito é avaliado pelos revisores “ad hoc”, que analisam, sugerem correções e melhorias. Em seguida, a análise é feita pela editora chefe, que resolve os casos de controvérsia, analisa as opiniões e decide sobre a recusa ou aceitação do manuscrito.

Após a análise da editora chefe, o manuscrito é devolvido aos autores para as melhorias sugeridas pelos revisores.

Por fim, o autor submete a versão final do manuscrito, com seu relatório de software de detecção de similaridade (possivelmente CopySpider). A versão final será enviada dentro do modelo definitivo da revista onde é obrigatório informar o ORCID de todos os autores.

O Conselho Editorial e o Conselho Consultivo auxiliam nas políticas de publicação editorial.

O tempo entre a submissão do artigo e a primeira resposta dos revisores é de até 30 dias. O tempo entre a submissão e a publicação pode variar de quatro meses a um ano. 

  1. Frequência de publicação

A Revista REBAI – Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares é uma revista de periodicidade semestral. A partir de 2023 sua periodicidade será semestral.

  1. Política de acesso aberto

A Revista REBAI – Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Portanto, leitores não pagam para ter acesso ao conteúdo da revista.

  1. Custo de publicação

Este periódico cobra a seguinte taxa aos autores para inserção no DOI

Taxa DOI: 13,90 (BRL)

  1. Indexação

Latindex, Index Copernicus International, Sumários.org, Diadorim e Gooogle acadêmico.

  1. Disponibilidade virtual

Todos os artigos publicados estão disponíveis no site http://faesf.com.br/revista-interdisciplinar-faesf/index.php/Revista_Faesf

  1. Patrocinadores

A Revista REBAI – Revista Brasileira de Assuntos Interdisciplinares, conta com o suporte financeiro da própria instituição, a Faculdade de Educação São Francisco – FAESF.

Os DOI dos artigos de 2016 a 2022 serão financiados pela FAESF. Em 2023 o DOI passará a ser de responsabilidade dos autores dos artigos ou interessados ​​na revista. 

  1. Software de plágio

Os artigos que passam da triagem inicial com relação ao atendimento às normas de formatação da Revista REBAI serão submetidos a uma verificação de originalidade e similaridade de informações da submissão no sistema Plagius.

  1. Declaração de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

  1. Declaração de autoria e reponsabilidade e de conflito de interesses

Declaração única sobre o trabalho submetido, com a concordância dos termos propostos pela Revista REBAI, de autoria no trabalho e sobre a responsabilidade na construção do estudo, especificando sua contribuição. Na Revista REBAI é exigido dos autores o registro de conflito de interesses via Declaração e, dos avaliadores, o registro de conflito de interesses em cada avaliação realizada, feita no formulário de avaliação. Os autores devem informar, através dessa Declaração (apenas uma declaração contendo a assinatura de todos os autores), qualquer potencial conflito de interesses ou informar que não possui conflito de interesses conforme modelo disponível.