Empreender, estudar para concursos ou trabalhar em empresa privada?

Empreender, estudar para concursos ou trabalhar em empresa privada

Escolher um rumo profissional pode representar muitos momentos de indecisão na vida de várias pessoas. Algumas já sabem decididamente o seu futuro profissional, mas outras ficam na dúvida sobre qual a melhor opção: empreender, estudar para concursos ou trabalhar em empresa privada.

 

Continue acompanhando este texto e descubra qual a melhor opção para o seu perfil!

 

Saiba quais são as suas características

Na sua opinião, como deve ser um trabalho? O que ele deve representar na sua vida? Como deve ser a convivência entre a equipe? O trabalho precisa promover a criatividade ou seguir regras diárias convencionais?

Depois de ter as respostas para essas perguntas, reflita: as suas características de agir e pensar correspondem às respostas dadas?

É necessário ter um perfil para seguir estas opções: empreender, prestar concursos públicos ou trabalhar em empresa privada, para aumentar as chances de ser bem-sucedido pessoal e profissionalmente.

Se você está indeciso entre essas opções, liste os prós e os contras de cada escolha e analise seu nível de realização em cada uma delas.

 

Como você gostaria que fosse a sua rotina profissional?

Listamos abaixo como seria a rotina de cada uma das escolhas tratadas neste texto. Confira!

 

Empreendedor = se o profissional quer empreender, ele já demonstra que gosta de desafios e de inovação. É necessário ter muita determinação para seguir nesse caminho, o que significa muitas horas de trabalho disponíveis para o negócio e o risco de dar certo ou não.

No entanto, para aqueles que não desistem e conseguem criar uma empresa de sucesso, a sensação de conquista é maior do que os problemas vivenciados.

A rotina de quem decide empreender é mais dinâmica, flexível e, consequentemente, sujeita a mudanças. O empreendedor também convive frequentemente com outros empreendedores, o que proporciona a criação de novas ideias para o seu negócio.

 

Concursado = a rotina de um profissional concursado é praticamente imutável. Quem deseja seguir esse caminho precisa gostar de cumprir horários fixos e fazer tarefas semelhantes diariamente. Cada concurso já oferece no seu edital as informações sobre os horários de trabalho, possibilidade de progressão na carreira e o salário oferecido, o candidato já se inscreve no concurso sabendo dessas informações.

Algumas pessoas têm interesse em fazer concurso devido aos salários oferecidos, pela tão conhecida estabilidade profissional ou pela jornada menor de trabalho.

Contudo, o candidato a um concurso não deve levar apenas o salário em consideração, é preciso verificar as funções do cargo e, se possível, conhecer histórias de pessoas que já trabalham no cargo, assim é possível saber se a rotina será atrativa aos seus interesses de vida.

 

Funcionário de empresa privada = trabalhar em uma empresa privada pode significar muitas horas de dedicação, até mesmo ultrapassando os horários determinados de trabalho e, diferentemente do empreendedor que dedica inúmeras horas ao seu próprio negócio, o esforço do trabalho desse profissional será direcionado para a empresa de outra pessoa.

Entretanto, na iniciativa privada há a maior possibilidade de aumento de salário e progressão na carreira, mas também existe o risco de ser demitido com ou sem motivos.

O salário pode variar de acordo com a experiência do profissional, da carga horária, de crises econômicas na empresa e de outras variáveis.

 

Para ter maiores chances no acerto do seu futuro profissional, você deve conhecer todas as opções disponíveis e saber o que você quer da vida, por exemplo:

  • Ter a sua própria empresa e contribuir para que outras pessoas se tornem empreendedoras;
  • Prestar concurso para oferecer um trabalho de qualidade às pessoas que precisam do serviço público;
  • Trabalhar em uma empresa privada que oferece benefícios aos funcionários e a possibilidade de avanço na carreira.

 

Agora ficou mais fácil decidir o seu futuro profissional, pois você sabe um pouco mais sobre as características necessárias para empreender, estudar para concursos ou trabalhar em empresa privada.

 

Coloque nos comentários qual caminho profissional você escolheu! Aproveite para deixar um recado às pessoas que estão indecisas sobre a sua vida profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *