NORMAS



Normas Gerais

Serão aceitos trabalhos de pesquisa em andamento ou já concluídos, dentro das áreas de avaliação. Cada autor poderá submeter para análise somente até 02 (dois) trabalhos, exceto quando um dos autores for orientador (a). São de inteira responsabilidade dos autores as questões referentes a plágio e correção gramatical do texto enviado.


Normas de Resumos

Os resumos devem ter a seguinte normalização:

Fonte do tipo Arial, tamanho 12 (para título e subtítulo e texto do resumo) e tamanho 10 (para nomes dos autores e orientadores e para nota de rodapé); o espaço entre palavras e caracteres é simples, e entre linhas é de 1,5 cm. As margens da folha devem ser de 3 cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita). O arquivo do resumo deve ter formato PDF E WORD e conter no mínimo 250 e no máximo 350 palavras no texto. Título (centralizado, caixa alta e destacado em negrito) e subtítulo (precedido de dois pontos, sem destaque, exceto quando houver alguma palavra estrangeira que, nesse caso, deve ser destacada em itálico).

Os autores devem vir abaixo do título com os nomes completos no formato de referência (Ex.: BARROS, Adriano Silva), separados por ponto e vírgula, com a fonte no tamanho 10 e alinhado à margem direita. Serão aceitos no máximo 05 (cinco) autores por trabalho, incluindo orientador (a), que deve ter acrescido após seu nome a referida indicação. Na nota de rodapé devem conter as titulações acadêmicas (de forma sintética) dos autores.

O texto do resumo deve configurar-se em parágrafo único, contendo: introdução, objetivos, metodologia, resultados e considerações finais (quando a pesquisa estiver em andamento, descrever os resultados e considerações preliminares). Abaixo do texto, descrever as palavras-chave ou descritores com mínimo de 3 e máximo de 5 palavras.


Normas para Apresentação de Painéis

O autor deve obrigatoriamente elaborar o painel conforme as normas do evento.

O painel deverá ser identificado no alto: área do conhecimento, título idêntico ao do resumo aceito, nomes e instituições dos autores, introdução, métodos, resultados e discussão, conclusões; informar a instituição de fomento, se houver; e identificar "pesquisa concluída" ou "pesquisa em andamento", se for o caso. Com as seguintes dimensões: Largura (mínima 50cm e máxima 90cm) Altura(mínima 80cm e máxima 120cm).

Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros.

O painel deve ser simples e auto- explicativo; as sessões de painéis devem obedecer um ambiente propício para discussão informal.

Será disponibilizada uma área para apresentação do painel e sugere-se evitar o uso de material pesado na preparação do painel pra não dificultar sua fixação. Os trabalhos serão dispostos na ordem sequencial crescente de acordo com a distribuição feita pelas Comissões Organizadora e Científica do ENIC.

Não apresentar com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos. É proibida a utilização de aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores com o público.