Bilioteca – Mais Informações

José Ribamar Chaves Caldeira nasceu em Pedreiras no dia 21 de julho de 1940, cursou o Primário na cidade natal; o Ginásio e o Científico em São Luís. Graduou-se na Escola de Sociedade e Política de São Paulo. Titulou-se mestre em Ciências Políticas pela UNICAMP, e doutor em Sociologia pela USP. Tornou-se professor adjunto na UFMA em 1992, e membro da Academia Maranhense de Letras, ocupando a cadeira que tem como patrono Gomes de Sousa. Publicou diversos artigos e livros, dentre eles são: A ANL no Maranhão (1990); O Maranhão na literatura dos viajantes do século XIX (1991); Dois estudos (2004), dentre outros títulos. Sua contribuição para a FAESF foi de diversas formas, dentre elas, colaborando na formação do acervo da biblioteca, segundo dona Aldenôra Veloso. Sendo doador também de uma boa parte de seu acervo pessoal para a biblioteca da FAESF. Assim, a fundadora da IES quis homenageá-lo, dando seu nome a biblioteca da FAESF. José Ribamar faleceu no dia 23 de julho de 2003.

2

A Biblioteca José Caldeira, como órgão suplementar, está vinculada à Diretoria da FAESF, mantendo relacionamento sistêmico com os demais setores e constituindo-se em ferramental de apoio às atividades fins de ensino, iniciação científica/pesquisa e extensão da Instituição. Assim, oferece à comunidade acadêmica, o suporte informacional necessário ao desenvolvimento dos cursos.

Atuando como centro de documentação e informação da FAESF, a Biblioteca está a serviço do corpo docente, discente, do pessoal técnico-administrativo e da comunidade local. Para a comunidade interna, o acesso ocorre mediante a comprovação da vinculação à Faculdade.

A biblioteca Dr. José Caldeira, da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF – está, desde 2000, com o novo sistema de empréstimo automatizado, agilizando assim o atendimento aos seus usuários (corpo discente, docente e funcionários).

A Biblioteca é composta de sala de leitura com mesas para estudos em grupos e estudos individuais.

 

Seu acervo é fechado, e o usuário faz o pedido aos funcionários responsáveis. É composto de livros de referência, periódicos científicos, jornais, revistas, monografias, livros dos cursos de Administração, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Letras, dentre outros.

 

FORMAS DE ATUALIZAÇÃO E CRONOGRAMA DE EXPANSÃO DO ACERVO

Para assegurar um acervo atualizado e condizente com a demanda da clientela, o material bibliográfico tem três modalidades de aquisição: compra, permuta e doação.

Para a compra do material é destinada verba específica no orçamento da FAESF, com previsão semestral de recursos, com vistas a aquisição de livros, obras de referência, softwares, material audiovisual e assinatura permanente de periódicos.

O acervo bibliográfico é atualizado constantemente, por indicação de alunos e professores, por solicitação da coordenadoria e da equipe da Biblioteca, em razão de novas edições ou para atualização dos temas objeto de estudos, além de publicações destinadas a subsidiar projetos de pesquisa e extensão. É dada prioridade, na aquisição de livros, àqueles indicados pelos professores como bibliografia básica e complementar de cada disciplina dos cursos ministrados, em todos os níveis, seguindo a Política de Aquisição da Instituição.

No procedimento de permuta, a Biblioteca é integrada a programas de intercâmbio existentes entre bibliotecas e instituições de pesquisa, no âmbito local, regional, nacional e internacional.

No que se refere às doações, a Biblioteca promove campanhas que incentivam professores, alunos, profissionais e instituições da comunidade, a doarem material bibliográfico e audiovisual, para uso nos cursos oferecidos pela FAESF.

 

CADASTRO DO USUÁRIO

Para o empréstimo domiciliar, o usuário será cadastrado automaticamente após estar devidamente matriculado na instituição.

 

 DIREITOS DOS USUÁRIOS

Os usuários (corpo discente, docente e funcionários) poderão:

solicitar empréstimo de livros discentes (alunos) – fazer empréstimos de 3 livros por 7 dias; docentes (professores) – fazer empréstimos de 5 livros por 15 dias);

consultar as monografias para pesquisa, e quando necessário poderão tirar cópias somente das referências, para não comprometer os direitos autorais;

renovar o empréstimo de livros, desde que estes não estejam reservados ou contenham multa;

os livros cativos poderão somente ser utilizados para consulta, exclusivamente nas dependências da biblioteca.

 

A RESERVA

O usuário, que deseja reservar uma obra, precisa indicar seu nome e o título na lista de reservas, tendo um prazo de 24h da data de devolução da obra para concretizar o empréstimo. Caso não apareça, a obra será emprestada ao próximo da lista.

 

 DEVERES DOS USUÁRIOS

Os usuários (corpo discente, docente e funcionários) deverão:

  • zelar pelas publicações, para evitar extravio ou danificação dos materiais;
  • não riscar, dobrar ou rasgar páginas dos livros – isso ocasionará o pagamento de uma nova obra;
  • observar os prazos de entrega das obras da biblioteca.
  • A não devolução no prazo acarretará multas:
  • empréstimos de livros, multa de R$ 1,00 real ao dia;
  • empréstimos de cativos, obras de referência, multa de R$ 1,00 real a hora.

 

RECOMENDAÇÕES

  • É estritamente necessário o silêncio nas dependências da biblioteca.
  • Não é permitido lanchar dentro da biblioteca.
  • O uso de celular atrapalha o ambiente. Deve-se, deixá-lo no silencioso ao entrar, e atender a ligações somente fora da biblioteca.
  • Não retirar livros para terceiros. Lembre-se: você arcará com os prejuízos.
  • As pesquisas nos computadores devem ser acadêmicas, para engrandecer o conhecimento. Não será permitido o acesso a qualquer rede social.

 

FICHAS CATALOGRÁFICAS

A ficha catalográfica é elaborada pelo bibliotecário da faculdade.

O serviço de confecção da ficha catalográfica será através do e-mail da biblioteca, (biblioteca@faesf.com.br)

O usuário solicitante da ficha catalográfica preencherá o e-mail, no qual informará os dados necessários para a confecção da ficha no prazo de 7 dias. São necessários os seguintes dados:

  1. assunto do e-mail com o título (solicitação de ficha catalográfica);
  2. folha de rosto;
  3. introdução;
  4. resumo;
  5. número de páginas;
  6. titulação do orientador.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS

  • Empréstimos, renovação e reservas de obras
  • Acesso à internet
  • Sala de estudo
  • Cabines individuais de estudos
  • Treinamento para consulta ao sistema
  • Orientação quanto à normalização de trabalhos científicos
  • Orientação de busca na web
  • Achados e perdidos