Bilioteca – Mais Informações

A Biblioteca José Caldeiras, como órgão suplementar, está vinculada à Diretoria da FAESF,mantendo relacionamento sistêmico com os demais setores e constituindo-se em ferramental de apoio às atividades fins de ensino, iniciação científica/pesquisa e extensão da Instituição. Assim, oferece à comunidade acadêmica, o suporte informacional necessário ao desenvolvimento dos cursos.

Atuando como centro de documentação e informação da FAESF, a Biblioteca está a serviço do corpo docente, discente, do pessoal técnico-administrativo e da comunidade local. Para a comunidade interna, o acesso ocorre mediante a comprovação da vinculação à Faculdade.

A Biblioteca adota a Classificação Decimal Universal ou Dewey (CDU ou CDD) para a organização de seu acervo. As obras são catalogadas segundo as Normas do Código Anglo-Americano (AACR2).

Acervo por área de conhecimento

O acervo da Biblioteca José Caldeiras da Faculdade São Francisco é constituído pelos seguintes materiais:

  1. a) livros indicados como bibliografia básica e complementar das disciplinas dos Cursos oferecidos pela FAESF;
  2. b) obras de referência, periódicos nacionais e internacionais;
  3. c) fitas VHS, DVDs e softwares;
  4. d) revistas de atualidades e jornais de circulação local, da capital do Estado e em nível nacional.

O acervo é formado pelo conjunto de livros indicados como bibliografia básica e complementar das disciplinas dos Cursos, bem como pelos periódicos, vídeos e softwares indicados pelos professores.

A evolução no acervo bibliográfico ocorre a partir das diretrizes da política de desenvolvimento do mesmo. O quadro abaixo demonstra a expansão do acervo durante o período de vigência do PDI.

Tabela 07 – Acervo por área de conhecimento (% de crescimento)

Área do Conhecimento 2013 2014 2015 2016 2017
Livros
Ciências Matemáticas e Naturais 2% 2% 2% 3% 3%
Ciências Biológicas 2% 2% 2% 3% 3%
Engenharias e Computação 1% 1% 1% 2% 2%
Ciências Médicas e da Saúde 4% 4% 5% 5% 5%
Ciências Agronômicas e Vet. 1% 1% 1% 2% 2%
Ciências Sociais. Aplicáveis 4% 4% 5% 5% 5%
Ciências Humanas 2% 2% 2% 3% 3%
Linguagens e Artes 1% 1% 1% 2% 2%
Periódicos Correntes (Revistas e Jornais) Ciências Matemáticas e Naturais 1% 1% 1% 2% 2%
Ciências Biológicas 1% 1% 1% 2% 2%
Engenharias e Computação 1% 1% 1% 1% 1%
Ciências Médicas e da Saúde 1% 1% 1% 2% 2%
Ciências Agronômicas e Vet. 1% 1% 1% 1% 1%
Ciências Sociais. Aplicáveis 1% 1% 1% 1% 1%
Ciências Humanas 1% 1% 1% 2% 2%
Linguagens e Artes Letras 1% 1% 1% 1% 1%
CD Room 2% 2% 2% 3% 3%
Outros(Mapas) 2% 2% 2% 3% 3%

Espaço físico

Na Biblioteca da FAESF, os seguintes espaços estão disponíveis:

Área total: 240m², distribuídos pelos seguintes ambientes:

  • 01 sala para acervo;
  • 01 sala coletiva para leitura/estudo;
  • 07 cabines individuais;
  • 03 salas para estudos em grupo – 04 lugares;
  • 01 sala para a preparação técnica do material bibliográfico;
  • 01 bancada com 03 terminais de computadores.

Horário de funcionamento

O acesso à Biblioteca é permitido a toda a comunidade acadêmica e à comunidade externa. O horário de funcionamento é das 8h00 às 22h00, de segunda a sexta-feira; e, aos sábados, das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.

Serviços oferecidos

Os serviços oferecidos pela Biblioteca, todos informatizados, são: consulta local, empréstimo domiciliar, exposição de livros novos, levantamento bibliográfico (quando solicitado), normalização de trabalhos científicos, comutação bibliográfica, serviços de busca de informações em artigos de periódicos, entre outros.

O empréstimo é facultado à comunidade acadêmica da FAESF, devidamente inscrita na Biblioteca.

Todo o acervo de livros está disponível para empréstimo.  Alguns materiais ficam disponíveis para consulta somente no recinto da Biblioteca. São eles: obras de referências, CD-ROM, periódicos, jornais e mapas. Os livros cativos (que não podem sair da Biblioteca) só têm empréstimo liberado por duas horas, no horário de funcionamento da Biblioteca.

Quadro de pessoal das bibliotecas

A Biblioteca está sob a responsabilidade de pessoal treinado para o atendimento de usuários, contando atualmente com um profissional legalmente habilitado em Biblioteconomia e dois auxiliares com o objetivo de prestar atendimento à comunidade acadêmica.

Formas de atualização e cronograma de expansão do acervo

Para assegurar um acervo atualizado e condizente com a demanda da clientela, o material bibliográfico tem três modalidades de aquisição: compra, permuta e doação.

Para a compra do material é destinada verba específica no orçamento da FAESF, com previsão semestral de recursos, com vistas a aquisição de livros, obras de referência, softwares, material audiovisual e assinatura permanente de periódicos.

O acervo bibliográfico é atualizado constantemente, por indicação de alunos e professores, por solicitação da coordenadoria e da equipe da Biblioteca, em razão de novas edições ou para atualização dos temas objeto de estudos, além de publicações destinadas a subsidiar projetos de pesquisa e extensão. É dada prioridade, na aquisição de livros, àqueles indicados pelos professores como bibliografia básica e complementar de cada disciplina dos cursos ministrados, em todos os níveis, seguindo a Política de Aquisição da Instituição.

No procedimento de permuta, a Biblioteca é integrada a programas de intercâmbio existentes entre bibliotecas e instituições de pesquisa, no âmbito local, regional, nacional e internacional.

No que se refere às doações, a Biblioteca promove campanhas que incentivam professores, alunos, profissionais e instituições da comunidade, a doarem material bibliográfico e audiovisual, para uso nos cursos oferecidos pela FAESF.

Biblioteca Online – Clique no link http://www.biblios.inforgeneses.com.br/login.php