Projeto Cores da Saúde promove evento sobre o Setembro Amarelo. Confira!

09-10-18 Assessoria FAESF 0 comentário

O Setembro Amarelo faz parte do projeto do curso de enfermagem “Cores da Saúde” que trará todos os meses assuntos relevantes que estão incluídos no calendário nacional de eventos do Ministério da Saúde. O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, sendo uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). É importante ressaltar que cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos
no Brasil de acordo com dados epidemiológicos sobre suicídio divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2018.

Diante desse cenário surge a necessidade das faculdades estarem preparando seus acadêmicos para realizar o acolhimento eficaz desta população, alinhando-os para possibilitar fazer um bom “aconselhamento”, ou seja, uma eficaz escuta qualificada, procurando identificar os sinais de depressão, tristeza profunda, dentre outros e valorizar cada sinal e/ou sintoma por mais subjetivo que possa ser.

Na noite do dia 26 de setembro o curso de enfermagem da Faculdade de Educação São Francisco promoveu um evento com o tema Setembro Amarelo: Pela valorização da Vida, diga não ao suicídio. A abertura foi realizada pelos acadêmicos do 6º período de enfermagem que fizeram uma apresentação muito factual e emocionante, onde abordaram através do teatro mudo, situações que levam o indivíduo ao suicídio. Logo em seguida tivemos a apresentação dos palestrantes Dr. Luiz Henrique Nicolau, Médico Psiquiatra com Residência Médica em Psiquiatria, a Psicóloga Camila Fernandes Ribeiro Pós Graduada em Perícia Criminal, Flávia Morgana Brito, Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Mental e Luana Maria Oliveira Silva, Psicóloga Pós Graduada em Saúde Mental.



Deixe um comentário