Chegamos à maioridade com muitas conquistas e vitórias! Conheça a nossa história.

03-09-18 Assessoria FAESF 0 comentário

A Faculdade de Educação São Francisco – FAESF muito honrosamente atinge neste ano a maioridade. Uma missa em Ação de Graças, celebrada na quarta-feira (29/08), pelo Padre Luís Portela, no auditório da FAESF marcou as comemorações dos 18 anos da instituição. São dezoito anos de muitas batalhas vencidas gradualmente com a permissão divina e o apoio de muitos agentes envolvidos.
Mas essa história não começou somente há 18 anos. Ela começa com um sonho que dia após dia, ano após ano vai se configurando na cabeça de sua idealizadora, a tenaz educadora Aldenora Veloso, que em parceria de seu perspicaz e apoiador esposo, Raimundo Medeiros, conseguiram com bastante esforço viabilizar a implantação do primeiro curso de nível superior em uma instituição privada. Poucos acreditavam que o futuro estaria tão próximo, muitos duvidavam de que poderiam se formar e formar seus filhos na comodidade de sua cidade, no aconchego de sua terra e com a tranquilidade de estarem próximos aos seus entes queridos. Mas a primeira autorização ocorreu!
E assim, no dia 29 de agosto do ano 2000, o sonho transforma-se em realidade. É emitida a autorização para o funcionamento do curso de Pedagogia. Mais de 500 inscritos para as 100 primeiras vagas oferecidas nos turnos vespertino e noturno. A FAESF ainda sem prédio próprio passara a funcionar em uma sala de sua entidade mantenedora, o Colégio São Francisco.
Mas não parou por aí. E com o bom desempenho do primeiro curso, não demorou a chegar o segundo. E assim, em 14 de dezembro de 2001, foi autorizado o curso de Letras, curso este esperado por muitos profissionais que já atuavam na docência sem a qualificação exigida pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).
Para reforçar ainda mais nossa IES, em 17 de novembro duas novas autorizações do MEC põem em total euforia os moradores de Pedreiras e região. Administração e Enfermagem atraem estudantes de várias cidades. A partir daí, ninguém mais duvidava da idoneidade da FAESF como uma instituição capaz de promover educação superior de alta qualidade. Com muitas vagas de empregos surgindo na instituição e com a constante migração de estudantes para Pedreiras, o mercado imobiliário e os pequenos comerciantes perceberam a importância da FAESF também na promoção direta e indireta na economia local.
Em 24 de agosto de 2004, foi a vez dos futuros estudantes de Geografia celebrarem a autorização do novo curso por eles aguardado.
Já no dia 26 de agosto de 2009 a autorização foi para o curso de Nutrição. Nesse momento, a Faesf já com nove anos de existência provava a sua enorme contribuição como agente transformadora, afinal a educação é a chave do progresso, prosperidade e desenvolvimento.

 

Em 22 de dezembro de 2014, é autorizado o curso de Fisioterapia, outro bastante aguardado pelos estudantes da região.
Mais uma vez a FAESF surpreende, obtendo, na sua primeira década de existência, autorização para três novos cursos! Em 02 de junho de 2010, são implantados Ciências da Computação, Ciências Contábeis e licenciatura em Educação Física.
Já em 27 de setembro de 2017, os cursos de Design de interiores e Construção de edifícios se confirmaram.
E agora, neste ano em que completa sua maioridade, em 29 de março, a FAESF recebeu a autorização para uma nova modalidade do curso de Educação Física, o bacharelado. Com todas essas conquistas até aqui alcançadas, e com muitas que ainda virão nesse processo constante de construção, nos faltam palavras para agradecer a todos os presentes, aos que já não estão fisicamente entre nós, à total cooperação para que aquele remoto sonho de uma empenhada e visionária promotora de educação se concretizasse. Muito, muito obrigado a todos vocês. Esse sonho que se tornou realidade é uma conquista coletiva. E essa construção perpetuará, trazendo mais educação e qualidade de vida a nossos cidadãos. Para que com a arregimentação de novos cursos nossa faculdade se torne uma renomada universidade.



Deixe um comentário