Alunos e professores de Pedagogia realizam Seminário Multidisciplinar do período 2017.1

20-07-17 Assessoria FAESF 0 comentário

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Francisco busca garantir aos discentes a oportunidade de demonstrar as habilidades e competências adquiridas durante cada semestre através da Exposição de todas as atividades desenvolvidas pelas disciplinas no semestre letivo através da Exposição no Seminário Multidisciplinar no final de cada semestre.  

Com o objetivo de valorizar e garantir maior visibilidade na Exposição do Seminário Multidisciplinar, os docentes e discentes unificam as disciplinas por períodos e na exposição apresentam em stands o resultado do aprendizado adquirido no semestre como realizado no dia 27 de junho de 2017, na Praça do Jardim, espaço público na cidade de Pedreiras – MA, como se descreve abaixo:

 

I PERÍODO – Desenvolveu e apresentou as atividades associando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Antropologia, História da Educação, Filosofia I, Sociologia I, Metodologia e Biologia. Os alunos apresentaram dois momentos: o túnel do tempo com a evolução do ser humano e construção da vida em sociedade e do pensamento do senso comum para a cientificidade e a evolução da escrita. Apresentaram um painel com vários estudiosos sobre a evolução histórica da educação a partir do século XV.

 

 

II PERÍODO – Desenvolveu e apresentou as atividades associando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Leitura e Produção de Textos, História da Educação Brasileira, Filosofia II e Sociologia II, Psicologia I e Introdução à Informática.

 

Os alunos apresentaram um stand com a evolução da linguagem escrita e da História da Educação no Brasil, a construção da vida em sociedade, do controle social como desafio para a formação da personalidade, a contribuição da personalidade na Pedagogia e evolução e estrutura da linguagem da informática no contexto evolutivo.

 

 

III PERÍODO – Desenvolveu e apresentou as atividades associando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Currículos e Diversidade Cultural, Estatística Aplicada a Educação, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Psicologia da Educação II, Didática e Políticas Educacionais.

 

Os alunos apresentaram um stand abordando a reflexão crítica sobre os fundamentos ideológico e cultural do currículo no Brasil, o resultado de pesquisas sobre a Educação de Jovens e Adultos nas escolas da rede municipal de Pedreiras no período de 2014 a 2016, o papel do Educador em salas da Educação de Jovens e Adultos, a importância dos jogos no desenvolvimento infantil, a Educação como processo formal (sistemático) e informal (assistemático) e os Programas e Projetos educacionais aplicados no Brasil

 

 

V PERÍODO – Desenvolveu e apresentou as atividades associando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Pedagogia em Ambiente não Escolares, Fundamentos e Metodologias das Ciências Naturais, Gestão Educacional, Fundamentos e Metodologias de História, Fundamentos e Metodologias de Geografia e Estágio Supervisionado II (Intervenção Pedagógica na Educação Especial).

 

Os alunos apresentaram um stand abordando o papel do pedagogo na articulação do conhecimento e das ações no âmbito social, a Ciência na compreensão do mundo e de suas transformações, comportamento humano no ambiente das instituições educacionais e a escola como espaço de qualificação do professor, os Conteúdos da disciplina História em atuação multidisciplinar, conhecimentos Geográficos e importância social para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e Exposição dos dossiês com as atividades desenvolvidas na disciplina Estágio.

 

VII PERÍODO – Desenvolveu e apresentou as atividades associando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Formação Docente e Prática Pedagógica, Educação, Saúde e Sexualidade, Educação das Relações Étnico-Raciais e cultura afro-brasileira e africana e indígena, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Alfabetização e Estágio Supervisionado IV (Intervenção Pedagógica na Educação Infantil).

 

Os alunos montaram um stand com assuntos relacionados à Concepção de Formação Docente, o Trato Pedagógico da saúde na escola, os Estudos de desigualdades sociais e a postura docente à promoção da igualdade em sala de aula sobre a Prática da Língua Brasileira de Sinais e a postura docente no atendimento à criança surda, e Exposição dos dossiês com as atividades desenvolvidas durante o semestre na disciplina Estágio Supervisionado.

 

 

VIII PERÍODO – Desenvolveu e apresentou as atividades associando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Gênero e Educação e Estágio Supervisionado V (Intervenção Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Os alunos montaram um painel com a biografia de mulheres Pedreirenses que contribuíram para evolução da Educação no âmbito municipal e estadual e Exposição dos dossiês com as atividades desenvolvidas durante o semestre na disciplina Estágio Supervisionado.

 

Com a realização do Seminário, a sociedade ficou informada sobre os conteúdos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores do curso de Pedagogia.

 

Conhecimentos que são reconhecidos pelo setor educacional local, regional e a nível nacional, como feito pela Editora Abril, no lançamento da última edição do GUIA DO ESTUDANTE da referida Editora, que destaca o Curso de Pedagogia da FAESF, entre as melhores do Brasil.

 

 



Deixe um comentário