Acadêmicos de Pedagogia participam de atividades comemorativas ao Dia do Pedagogo

05-06-17 Assessoria FAESF 1 comentário

A educação apresenta-se em uma perspectiva intercultural e está presente na escola, sendo assim a compreensão das diferenças culturais deve estar presente na formação dos pedagogos.

O projeto comemorativo ao Dia do Pedagogo permitiu aos acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF) essa análise de forma lúdica, através das atividades desenvolvidas na Noite Cultural com o tema PEDAGOGO: uma formação intercultural?

O projeto, proposto pela coordenação do curso de Pedagogia da FAESF em comemoração alusiva ao Dia do Pedagogo (20 de maio), teve o objetivo de integrar e despertar talentos adormecidos na música, produção textual, interpretação e design de ambientes nos acadêmicos de todos os períodos do curso, além de incentivá-los para a demonstração de seus dons artísticos, em design de ambientes (ornamentação), produção textual (poesia), representação de personagens (teatro) e música (musical).

Para tanto, foram criadas duas comissões compostas por professores do curso de Pedagogia: organizadora, responsável pela elaboração do projeto e pelo regulamento e avaliadora, responsável pelo desempenho dos discentes escolhidos dentre seus colegas para a representação de suas turmas nas atividades propostas.

Foram desenvolvidas 4 tarefas que exigiram dos alunos a realização de pesquisas sobre “diversidade no contexto escolar”. Todas as tarefas abordaram os conflitos existentes no âmbito escolar como: inclusão, etnia, gênero, situação econômica, escola pública e privada, dentre outros aspectos levados em consideração pelos próprios discentes, a partir do entendimento deles quanto às diferenças culturais presentes no espaço escolar para o rompimento da visão monocultural da escola, geradora de preconceitos e discriminações.

As tarefas realizadas seguiram os seguintes passos:
Design de ambiente: tratou da ornamentação do espaço que compreende a realização do projeto para garantir a visibilidade e o embelezamento do evento. O espaço foi dividido uniformemente entre as turmas para a sua ornamentação.
Produção textual (poesia): foi indicado 1 aluno de cada turma para produzir e recitar uma poesia com o tema “Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira”.
Representação de personagens (teatro): as turmas indicaram no mínimo 10 alunos para a produção e representação de uma peça teatral com o tema “Diversidade no contexto escolar”.
Musical: as turmas organizaram e apresentaram um musical com o tema diversidade.

As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos com muito empenho, incluindo a ornamentação das dependências da FAESF, local do projeto, levando em consideração a criatividade, originalidade e a temática “diversidade no contexto escolar”.

O resultado do projeto atingiu o objetivo proposto, pois na execução de todas as tarefas foi possível perceber o entusiasmo dos acadêmicos na conclusão de cada uma delas. O sétimo e terceiro período do curso de Pedagogia atingiram as maiores pontuações, consagrando-se como campeão e vice-campeão, respectivamente.

 

 



Discussion

  • Maria Dalva Rodrigues de Queiroz Santos

    O Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Francisco promove a educação de forma dinâmica e contagiante garantindo aquisição dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, com a participação dos acadêmicos(as) de maneira efetiva.
    Parabéns a todos os professores e alunos

    05-06-17 Responder

Deixe um comentário